Você sabe a diferencia entre Matrícula, RGI e averbação de construção?
Aprenda o que são e como influencia na compra de um imóvel
O acabamento é a última etapa antes de você poder, de fato, morar bem em seu apartamento novo ou reformado. Mas é justamente nessa parte que muita gente se complica. Escolher e fazer a instalação de pisos, revestimentos e acessórios normalmente envolve muitos gastos. E, se você não conhece bem as opções, corre também o risco de pagar caro por materiais de baixa qualidade, tendo ainda mais gastos no futuro para consertos.
Para driblar essa situação, você precisa ter algumas informações essenciais sobre acabamento. Então, confira 7 dicas valiosas a seguir e tenha um apartamento bonito, com materiais de qualidade e sem gastar muito!
Faça um planejamento
A diferença de preço entre lojas de materiais para acabamento é impressionante. Se você não fizer uma lista de tudo que precisa e pesquisar preços e marcas em vários estabelecimentos, pode-se gastar o dobro do valor necessário. Portanto, faça uma lista de necessidades para cada cômodo, incluindo desde lustres até pisos, e vá em diferentes lojas e fornecedores.
Se você adquirir um imóvel na planta, o memorial descritivo deve dizer tudo o que está incluso na unidade, de forma que você deve fazer uma lista apenas do que falta a ser comprado. Depois, adquira materiais duráveis em lojas em que o preço estiver mais atrativo. Se você somar todos os gastos ao final, comprando cada item no lugar mais barato, você verá o quanto se pode economizar com um pouco de pesquisa, sem abrir mão da qualidade.
Termine uma peça de cada vez
Às vezes, as pessoas querem fazer o acabamento em toda a residência ao mesmo tempo, porém isso exige grandes gastos de uma só vez. Entretanto, fazer um pouco em cada cômodo dá a impressão de que o acabamento nunca é finalizado. Por isso, depois que a estrutura de seu apartamento estiver pronta, comece a fazer o acabamento pelo banheiro e pela cozinha, pois são lugares essenciais no uso diário. Quando o acabamento de uma peça estiver pronto, comece a fazer em outra localização.
É interessante que a estrutura já esteja pronta antes de começar o acabamento, pois assim não corre-se o risco de precisar quebrar uma parede duas vezes.
Assente pisos e azulejos no sentido do chão e da parede
Se você colocar pisos e azulejos na diagonal para dar um visual moderno, será necessário cortar muito mais materiais, de forma que você vai precisar de mais peças para cobrir a mesma área. A fim de economizar, assente pisos e azulejos conforme a direção da parede e do chão. Existem diversos tipos de materiais que você pode escolher para ter um visual igualmente interessante, mas sem precisar gastar tanto com peças.
Para piso de madeira, use laminado
Um piso de madeira deixa o apartamento mais confortável e aconchegante, porém costuma ser muito caro. Então, se você pensa em colocar um piso desse na sala e nos quartos, por exemplo, por que não investir no laminado? É muito mais em conta e tem um efeito lindo, tanto quanto a madeira.
Invista no cimento queimado
O nome pode não ser dos mais atrativos, mas o cimento queimado é uma excelente opção para pisos. Ele substitui mármore e granito, sendo muito mais barato e bastante resistente. Para cozinhas, em especial, esse piso é muito indicado, pois não possui rejuntes e assim facilita a limpeza. Lembre-se apenas de que sua instalação exige pessoas qualificadas, para não trincar no futuro. Além disso, não é aconselhável colocá-lo no boxe do banheiro, porque o cimento queimado se torna escorregadio. Nesse caso, prefira pastilhas que combinem com o restante da peça.
Use moldura de isopor em vez de gesso
As molduras de gesso normalmente são usadas para encobrir as quinas entre paredes e teto, escondendo defeitos na instalação de papéis de parede, por exemplo. Contudo, você consegue o mesmo efeito e com a mesma beleza utilizando molduras em isopor. Essas barras são semelhantes ao gesso e podem ser encontradas em lojas de construção. Basta passar massa corrida nas barras, lixar, pintar da cor desejada e fixar as molduras no lugar com cola específica para isopor. Cuide para que as emendas das barras sejam feitas no meio da parede e não nos cantos, pois assim é mais fácil retocar com massa corrida e tinta. Essa opção de acabamento fará você economizar, além de evitar a sujeira que fazem as molduras de gesso.
Tenha pontos de luz em forro
Em vez de quebrar a laje para colocar pontos de luz em seu apartamento, é muito mais fácil e econômico fazer um forro e acomodar as luzes nessa base. Você cria um ambiente aconchegante, podendo regular mais facilmente a intensidade da luz no seu apartamento e não precisa de grandes obras.
Fonte: http://www.meuprecon.com.br
Aprenda o que são e como influencia na compra de um imóvel
Tire suas duvidas sobre o ITBI
Opções na hora de financiar seu imóvel
Dicas de fiinanciamento