Você sabe a diferencia entre Matrícula, RGI e averbação de construção?
Aprenda o que são e como influencia na compra de um imóvel
O sonho da casa própria é comum para diversos brasileiros que desejam se livrar do aluguel e ter um cantinho para chamar de seu
Mas cuidado: sem planejamento e um estudo aprofundado do novo lar, esse sonho pode acabar se tornando um pesadelo. Por isso é muito importante estudar bem suas opções na hora de escolher o apartamento ideal.
Pensando nisso, separamos 6 dicas para ajudar você a escolher o apartamento certo, tudo para evitar futuros arrependimentos.
1. Localização
Procurar um apartamento bem localizado é um dos pontos mais importantes para quem está buscando um novo lar. O “bem localizado” pode ser subjetivo: tudo irá depender do seu perfil como morador. Se você tiver filhos, por exemplo, a melhor opção é um local seguro, perto de alguma escola e de praças. Se for um jovem, talvez o mais indicado seja um bairro com mais opções de lazer e entretenimento.
Para aqueles que fazem utilização de trens, metrôs e ônibus é importante que o seu apartamento seja localizado próximo às paradas e estações. Mercados, farmácias e outras lojas de conveniência perto do apartamento também são pontos a serem considerados – afinal, você não vai querer ter que pegar um ônibus só para comprar leite, não é?
Outro fator importante sobre a localização é em relação à acessibilidade. Se possível, faça a trajetória do futuro apartamento até seu trabalho; essa simulação ajuda a perceber quais serão as suas necessidades em relação ao transporte púbico, ou qual será o tempo que passará no trânsito.
2. Segurança
Às vezes uma simples passada pelo bairro não desvenda todos os seus mistérios e não passa uma ideia concreta de como é a vizinhança. Para evitar surpresas depois que você já tenha se mudado, fique atento: procure visitar a região do apartamento em horários diferentes, como à noite e nos finais de semana. E se possível faça uma pesquisa sobre o bairro, veja se existe uma alta taxa de criminalidade no local, ou muitos acidentes de carro, por exemplo.
Conversar com moradores do prédio e outras pessoas que residam na região também ajuda a perceber se o local é ou não seguro. Se sentir que talvez o lugar não tenha a segurança que você espera ou que o perfil do bairro não condiz com a sua rotina, procure outras opções de apartamento.
3. Incidência solar
Para muitos, esse ponto não é tão relevante. Porém, se você quiser um lar sem umidade e iluminado adequadamente, o ideal é um apartamento que seja voltado para o Leste. Apesar de serem mais caros, eles evitam que o seu cantinho fique frio e úmido, proporcionando mais conforto durante as estações mais frias e chuvosas.
Já os apartamentos que ficam de frente para o Sul recebem sol apenas por um período de tempo pela manhã, o que não é sempre suficiente, além de propiciar o acúmulo de umidade e, em alguns casos, até a formação de infiltrações na estrutura do apartamento.
4. Valorização da Região
Obras e construções previstas na região podem valorizar ou depreciar a sua moradia. Shoppings, por exemplo, ajudam a alavancar as vendas de imóveis próximos, valorizando o seu apartamento. Já rodovias, em consequência do barulho, são incômodas e desvalorizam a região. Lembre-se que esse fator, além de interferir no valor comercial do seu apartamento, também traz reflexos na sua qualidade de vida.
5. Prioridade de espaços
Sempre tenha muito claro quais são as suas reais necessidades. Por exemplo, talvez você não goste muito de cozinhar, mas precise ter um escritório para trabalhar em casa. Sendo assim, não faz sentido nenhum ter uma cozinha gourmet, que é mais elaborada e dedicada especialmente para quem tem amor pela cozinha, em um apartamento que tem um quarto só. Portanto, defina suas prioridades e quais espaços da casa são mais importantes para você e invista nisso.
6. Pense a longo prazo
Ao procurar um apartamento, é comum pensarmos no agora e optarmos por apartamentos que se adaptem somente à nossa situação atual. Como, por exemplo, no caso de uma pessoa solteira que procura por um apartamento de apenas um quarto.
Mas, futuramente, essa decisão pode não parecer tão boa. Se você procura um apartamento para viver por muitos anos, e tem nele seu sonho/projeto de vida, é importante considerar esses pontos e fazer uma projeção de como a sua vida poderá ser daqui alguns anos. Tenha em mente suas necessidades atuais, mas sem deixar de projetar uma perspectiva de futuro.
Fonte texto e fotos: Construtora Tibério – www.tiberio.com.br
Aprenda o que são e como influencia na compra de um imóvel
Tire suas duvidas sobre o ITBI
Opções na hora de financiar seu imóvel
Dicas de fiinanciamento